terça-feira, 15 de junho de 2010

Dia Munidal do Combate à Desertificação





Dia17 de Junho é o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. Visto que a desertificação afeta cerca de 1/3 da superfície terrestre e mais de 1 bilhão de pessoas este é, sem dúvida, um tema premente que deve ser tratado todos os dias e todos os anos.
Nas zonas temperadas e tropicais são necessários cerca de 200 a 1.000 anos - dependendo do clima e do solo - para se renovarem 2,54 cm da camada superior do solo. O solo é originado por fenômenos essencialmente biológicos além dos fenômenos físico-químicos.
A manutenção da produtividade dos solos e a diminuição da desertificação tem relação direta com nossos padrões de consumo e hábitos. Por isso, poupe água! Use os solos de acordo com as suas aptidões, utilizando as culturas que mais se adequem. Faça rotações e use leguminosas que enriquecem os solos . Plante segundo as curvas de nível para evitar a erosão. Use sebes para diminuir a erosão eólica e proteja a vegetação de incêndios e queimadas.
Devemos assumir a preocupação com a qualidade do solo. Observamos frequentemente processos habitacionais áreas de encostas, áreas de inundação e áreas especialmente protegidas. O setor industrial, ainda hoje, possui empreendimentos que processam, estocam e liberam substâncias químicas no solo.
Será o solo é de fato meramente  propriedade individual? Uma vez que tenha sido esgotado, quem há de pagar ou arcar com a perda de qualidade do solo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário