terça-feira, 15 de junho de 2010

Dia Munidal do Combate à Desertificação





Dia17 de Junho é o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. Visto que a desertificação afeta cerca de 1/3 da superfície terrestre e mais de 1 bilhão de pessoas este é, sem dúvida, um tema premente que deve ser tratado todos os dias e todos os anos.
Nas zonas temperadas e tropicais são necessários cerca de 200 a 1.000 anos - dependendo do clima e do solo - para se renovarem 2,54 cm da camada superior do solo. O solo é originado por fenômenos essencialmente biológicos além dos fenômenos físico-químicos.
A manutenção da produtividade dos solos e a diminuição da desertificação tem relação direta com nossos padrões de consumo e hábitos. Por isso, poupe água! Use os solos de acordo com as suas aptidões, utilizando as culturas que mais se adequem. Faça rotações e use leguminosas que enriquecem os solos . Plante segundo as curvas de nível para evitar a erosão. Use sebes para diminuir a erosão eólica e proteja a vegetação de incêndios e queimadas.
Devemos assumir a preocupação com a qualidade do solo. Observamos frequentemente processos habitacionais áreas de encostas, áreas de inundação e áreas especialmente protegidas. O setor industrial, ainda hoje, possui empreendimentos que processam, estocam e liberam substâncias químicas no solo.
Será o solo é de fato meramente  propriedade individual? Uma vez que tenha sido esgotado, quem há de pagar ou arcar com a perda de qualidade do solo?

Mais de 100 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos são retiradas do meio ambiente

Mais de 100 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos são retiradas do meio ambiente